Você está aqui  Página Principal  O Lionismo » Organização Lionistíca
Organização Lionistíca

A base da pirâmide lionística é formada pelos Lions Clubes, que são as células do corpo lionístico.
Os Lions Clubes agrupam-se em Divisões, estas em Regiões, e estes em Distritos. O vértice da pirâmide é a Associação de Lions Internacional.

Os órgãos dos Lions Clubes são a Assembleia Geral, a Direcção e o Conselho Fiscal. A Direcção e o Conselho Fiscal são eleitos por um ano (O ano lionístico decorre de 1 de Julho a 30 de Junho do ano seguinte).

Á frente do Distrito que coincide geralmente com a área geográfica de um país - encontra-se o Governador do Distrito.

Lions Internacional classifica os Distritos em Simples e Múltiplos. Os primeiros podem ser Provisórios e Definitivos. Para se constituir um Distrito Provisório são necessários pelos menos 6 Clubes. O Governador do Distrito Provisório é nomeado em cada ano por Lions Internacional até atingir os 20 Clubes, passando então a ser eleito na Convenção Distrital. Um Distrito Simples Provisório de 30 ou mais Clubes passa à categoria de Distrito Definitivo, cujo Governador, como é evidente, é eleito na Convenção Distrital.

O Distrito Múltiplo engloba pelo menos 2 Distritos Simples, também chamados Sub-Distritos. Cada Sub-Distrito deverá contar com um mínimo de 35 Clubes e 1.250 sócios activos, em pleno gozo dos seus direitos. Em Portugal, no AL 1989/1990 o Distrito 115 de Lions Clubes, Instituição de Utilidade Pública, desde 1984, reestruturou-se, subdividindo-se em dois Distritos:

- Distrito 115 CENTRO/NORTE de LIONS CLUBES
- Distrito 115 CENTRO/SUL de LIONS CLUBES

O Distrito 115 C/N e o Distrito 115 C/S estão subdivididos em Regiões e estas em Divisões.

O LIONS CLUBE DE CASTELO BRANCO está integrado na DIVISÂO 1, da REGIÃO - A, do DISTRITO 115 CENTRO SUL.

Próximo Último