Você está aqui  Página Principal  Notícias
NOTÍCIAS
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA - APRESENTAÇÃO DA CAMPANHA SIGHTFIRST

O Lions Clube de Castelo Branco Centro decidiu dar o seu contributo ao nobre movimento de solidariedade mundial contra a cegueira infantil, a que chamou Campanha SightFirst II. A apresentação do evento realizou-se numa Conferência de Imprensa, no dia 15 de Fevereiro de 2008, sexta-feira, pelas 15h 00m, no Hotel Colina do Castelo.

Conferência de Imprensa

 


1. Campanha SightFirst II

A cegueira infantil é apenas uma parte da crise global por que passa a visão. Se nada for feito os especialistas afirmam que a população cega do mundo pode duplicar de 37 para 74 milhões de pessoas até 2020.
As estatísticas são desoladoras: Uma criança fica cega a cada minuto, e meio milhão de crianças perde a visão em cada ano que passa.
Cumprindo o compromisso que os Lions assumiram como "paladinos dos cegos", lançaram a Campanha SightFirst II para impedir essa tragédia. O SightFirst foi lançado pelo Lions em 1989 para combater a cegueira evitável. Cerca de 80% das pessoas cegas a nível mundial, podiam ter recuperado a visão. Em parceria com a Organização Mundial da Saúde, o SightFirst lançou a primeira iniciativa global de combate à cegueira infantil em todo o mundo. O projecto está a criar 30 centros de atendimento oftalmológico pediátrico em todo o mundo, já recuperou a visão de 7 milhões de pessoas e impediu a perda severa da visão de 20 milhões.
O objectivo é angariar pelo menos, 150 milhões de dólares, a fim de continuar e ampliar o trabalho extraordinário do SightFirst, programa mundial do Lions para combater a cegueira evitável. Seis dólares, é o custo médio para salvar uma pessoa da cegueira.
É neste contexto que o Lions Clube de Castelo Branco decidiu dar o seu contributo a tão nobre movimento de solidariedade mundial, propondo-se realizar, numa parceria com a autarquia Albicastrense e com a ESART, um espectáculo na nossa cidade, no Cineteatro Avenida, com a Orquestra Sinfónica da ESART, no dia 14 de Março de 2008, cujas receitas revertem integralmente para esta campanha.

Estamos certos que a cidade de Castelo Branco saberá, uma vez mais, corresponder a uma iniciativa onde a solidariedade para com os outros estará bem viva e presente: cada bilhete adquirido corresponde à possibilidade de evitarmos a cegueira evitável ou reversível de uma criança. Este é o lema! Com este argumento, estamos todos convocados para mostrar os nossos valores enquanto cidadãos de uma sociedade solidária e fraterna.

Para além da parte solidária queremos aqui enfatizar a componente musical desta iniciativa: a Orquestra Sinfónica da ESART. É uma orquestra de referência nacional pela sua qualidade e, por isso, todos os albicastrenses devem conhecê-la melhor participando nos seus concertos, educando a sua sensibilidade musical.

Os Lions e os Leos de Castelo Branco estão orgulhosos por poder contar com esta magnifica colaboração. Por isso, queremos manifestar ao Director da ESART, Dr. Fernando Raposo, a nossa gratidão pelo apoio pronto e imediato a esta causa.

De igual modo, o nosso reconhecimento ao senhor Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco pela sensibilidade para estas causas, apoiando sem quaisquer reservas o evento.

As últimas palavras são para a comunicação social. Sabemos bem da vossa importância para o êxito destas realizações. Contrariamente ao que muitos pensam e afirmam, somos dos que vos reconhecem um papel fundamental, porque também educativo, no desenvolvimento de uma sociedade mais humana. Por isso, o nosso apelo vai no sentido de nos ajudarem na divulgação e dignificação deste acontecimento. Contamos convosco!

O altruísmo pratica-se, não se afirma. Um feixe de luz na escuridão, espreita as crianças deste mundo. Ajudemo-las a ver!

2. Rastreio da Diabetes e hipertensão arterial em Alcains

Divulgar, ainda, a próxima actividade de carácter social do Lions Clube de Castelo Branco Centro: oferta à população de Alcains de um rastreio da diabetes e hipertensão arterial. Será no dia 23 de Fevereiro, na junta de freguesia de Alcains.
3 . Visita ao CIJE
Como já vem sendo habitual há alguns anos, vamos visitar a Casa de Infância e Juventude (CIJE), no dia 1 de Março. Conviveremos com as jovens da instituição dando-lhes o que mais necessitam: atenção, carinho, amizade. Veremos as suas potencialidades na dança, lancharemos e, porque Natal é quando o homem quiser, ofereceremos uma prenda.

CL António Trigueiros

 


1. Solidariedade Mundial contra a cegueira infantil evitável ou reversível – Campanha SightFirst II -
Newsletter
  Nome
  E-mail
 
 
CAMPANHAS