CONCERTO ORQUESTRA SINFÓNICA DA ESART - CAMPANHA SIGHTFIRST II

Programado há mais de três meses, com o propósito de obter fundos para a Campanha SigthFirsth II, o Concerto da ORQUESTRA SINFÓNICA DA ESART – Escola Superior de Artes Aplicadas -, do Instituto Politécnico de Castelo Branco , foi um êxito que não esquecerá mais, nos anais do Lions Clube de Castelo Branco.

A CAMPANHA SIGTH FIRSTH NO LIONS CLUBE DE CASTELO BRANCO (CENTRO)

Teve este Concerto lugar na sala do Cine-Teatro Avenida, cedida pela Câmara Municipal, sendo de justiça aqui deixar a primeira palavra de agradecimento ao Presidente Joaquim Morão. O maior agradecimento – que se nos perdoe a franqueza à moda das Beiras – vai para a Escola Superior de  Artes Aplicadas de Castelo Branco, cuja Orquestra proporcionou à Cidade um espectáculo de rara qualidade. O Director Nacional da Campanha FirstSigth II, Past Director Internacional da Associação Internacional de Lions Clubes, Rui Machado da Costa Taveira, verdadeiramente surpreendido com a qualidade do Orquestra, dos seus executantes e do seu Maestro, Maurício Dini Ciacci, com viva satisfação confidenciou-nos que para concertos desta qualidade estaria sempre disponível para vir a Castelo Branco.  Foi de facto uma enorme surpresa para todos os que pela primeira vez viam actuar esta jovem Orquestra, formada por jovens estudantes da Escola Superior de Artes aplicadas de Castelo Branco, vê-los executar com a mestria, que se julgava só ser conseguida por homens e mulheres de mais idade. Bem-haja a Presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Bem-haja a Escola Superior de Artes Aplicadas, bem hajam o seu Director e a sua Subdirectora, bem hajam os músicos da Orquestra, os jovens alunos instrumentistas da Escola, bem-haja o seu excelente Maestro.
No Programa deste Concerto, de 14 de Março de 2008, a propósito da história da Orquestra Sinfónica da ESART, cujos primeiros passos datam de 2001, diz-se que “tem um duplo papel: contribuir profundamente para a formação sólida de jovens instrumentistas e criar espaços públicos para a fruição da música”. E acrescenta-se: “Os estudantes da ESART têm oportunidade de desenvolver uma aproximação profissional à performance e de conhecer um amplo corpus de música orquestral. No que diz respeito ao público, há sempre a preocupação de levar à prática um reportório que se julga pleno de eficácia. Para além de providenciar uma efectiva formação aos instrumentistas com expectativas profissionais elevadas, a Orquestra é também um elemento gerador de diversos momentos em que a música orquestral de diferentes tempos procura integrar-se na vida cultural das pessoas”.
Nesta noite, deste Concerto, estes objectivos colheram plena realização. A Escola está de parabéns.
Do Programa, na sua primeira parte, Maurício Ciacci fez ouvir “L’Italiana in Algieri, de Gioacchino Rossini, e Peer Gyny, Suite Nº 1, Op.46, de Edvard Grieg. Na segunda parte pudemos ouvir a Sinfonia Nº 5, em Dó menor, Op. 67, de Ludwig van Beethoven.
A maioria da assistência era composta por jovens alunos das nossas Escolas, que de certo não conheciam o Libreto das peças executadas, mas que as viveram com a intensidade e o prazer que as grandes obras sempre nos proporcionam. As palmas vivas saídas da suas pequenas mãos sublinhavam incisivamente esse gozo espiritual que as movia.
Também aqui o Concerto atingiu o objectivo que a Escola e a Orquestra se propõem alcançar: “ … pretendemos cada vez mais tocar um público com capacidade e vontade de fazer leituras próprias sobre o que vê e ouve. (…) a música deixa de ser uma coisa e passa a ser uma actividade em que todos participam”.
Este Concerto não esquece mais. Esta noite será lembrada por muitos e muitos anos.
O Lions Clube de Castelo Branco agradece à Escola que nos proporcionou esta noite inolvidável e à Cidade que quis participar e esteve presente na sala do Cine – Teatro Avenida.

Veja as fotos no link Galeria