X ENCONTRO DOS COMPANHEIROS DE MELVIN JONES

O X ENCONTRO DOS COMPANHEIROS DE MELVIN JONES
Não sei porquê, mas esperei este X Encontro, de novo em Vila de Rei, com ansiedade. Agora que passou e me decepcionou, não sei porque esta minha espera grávida de ansiedade. Nem sei porque me decepcionou. A organização esteve impecável, à altura da solenidade dos grandes eventos lionísticos. O Lions Clube de Vila de Rei soube receber e recebeu com a grandeza dos grandes Clubes. O Programa, por si e pelos oradores que reunira para discutir temas que são do nosso tempo e para o tempo que está para vir, temas que dizem respeito à nossa vivência como humanidade que quer deixar aos que vão nascer uma herança de bem estar e de grandeza moral, social, política, económica, o nome, cheio de altas referências dos oradores, eram razão bastante para trazer ao centro geodésico de Portugal aqueles que no Lionismo se dizem honrados por serem Companheiros de Melvin Jones. Mas estes não vieram, que os não vimos. Olhámos à nossa volta e ao longe a perscrutar a sua chegada, mas não vieram nem quando a tarde já se apagava e as sombras nasciam no horizonte. E saímos de Vila de Rei sem resposta para a interrogação que se fez gelo dentro de nós. Porque não estão em Vila de Rei, neste X Encontro, todos os Past Governadores Companheiros de Melvin Jones? Porque vieram apenas sete desses responsáveis do Movimento ? Porque vejo somente a CC PDG Avelina Angeiras, o Governador do Distrito 115 CS, o Governador do Distrito 115 CN e o Past Governador Imediato, porque vejo tão somente o PDG Jorge Soares Ferreira, o PDG Santos Costa, o PCC Joaquim Borralho e a Vice-Governadora do Distrito 115 CS? Onde estão todos os mais Past Governadores Companheiros de Melvin Jones do Distrito Múltiplo, dos Distritos CN e CS? Porque se fizeram anunciar pela ausência? Será que deitaram fora o emblema que nunca mais ostentarão, porventura zangados com Melvin Jones? Será que o que era honra passou a ser sinal de desonra? Porque não vieram, pergunto-me de novo e de novo e muitas mais vezes? Porque não fizeram chegar à organização ao menos a justificação desta ausência que, neste profundo silêncio, ribomba como o eco de milhões de toneladas de dinamite que se fizeram rebentar?

Que me responda quem souber, se quiser fazê-lo com a verdade a que temos direito.

Não me digam que já era Carnaval. No meu Manual de Presidente (digo meu, porque a Lions Internacional mo enviou, como enviava todos os anos aos novos Presidentes do Clube) dizia-se que um Lion de corpo e de alma tinha de dar sempre a preferência às actividades Lionísticas. Ou já mudaram isso, que o tempo não está para sacrifício pessoal em favor do Lionismo? Felizmente que na jornada participaram cerca de uma centena de Companheiros.

A festa foi abrilhantada com a actuação de uma vintena de estudantes.
Que pobre imagem lhe demos do Movimento em Portugal!... Uma centena de Companheiros quando apregoamos que somos milhão e meio no Mundo e mais de 3000 em Portugal?

Que demos a Vila de Rei para Vila de Rei e a sua Câmara nos receberem em festa?

Após a recepção dos participantes na sede do Lions Clube de Vila de Rei, teve lugar a sessão comemorativa deste X Encontro, no Anfiteatro dos Paços do Concelho.
Na mesa da Presidência tomaram lugar a Presidente do CNG / CC Maria Avelina Angeiras que convidou para nela tomaram assento a Senhora Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, a Presidente do LC de Vila de Rei, o Governado do Distrito 115 CS, e o Governador do Distrito 115 CN.
Aberta a sessão, a CC Avelina Angeiras convidou para a saudação às Bandeiras e mandou depois proceder à leitura dos Objectivos do Lionismo.
Tendo usado da palavra a Senhora Presidente da Câmara, passou-se à cerimónia da entrega das placas e emblemas aos novos Companheiros de Melvin Jones.
Seguiu-se a mesa redonda subordinada ao tema geral “Ambiente”, tendo a CC Avelina Angeiras convidado para tomaram assento ma Mesa da Presidência o CL General Mendes Dias, como Moderador, e os oradores Professor António Gonçalves Henriques, Director-Geral da Agência Portuguesa do Ambiente, Professor Engº Luís Ribeiro Professor do IST, e Engª Luísa Pinheiro, Sub-Directora-Geral da Agência Portuguesa do Ambiente,
Coube ao Professor Gonçalves Henrique tratar os temas “Ambiente e Sustentabilidade” e “Energia, Transportes e alterações climáticas”, ao Professor Luís Ribeiro a “Gestão da Água” e à Engª Luísa Pinheiro a “Gestão dos Resíduos.
No final, vários Companheiros pediram esclarecimentos aos oradores.
Encerrou a sessão a CC Avelina Angeiras depois de ter expressado o seu apreço aos oradores, pelo brilho das suas intervenções, notáveis e sábias.
O Lions Clube de Castelo Branco fez-se representar pelos Companheiros MJF Francisco Luís Nsa Dias Rato e mulher, MJF José Maria Gouveia Ferreira e MJF José Augusto Alves Pacheco e mulher.