0 5º ANIVERSÁRIO DO LIONS CLUBE DE BELMONTE – PEDRO ÁLVARES CABRAL

O Lions Clube de Belmonte – Pedro Álvares Cabral comemorou no dia 12 de Março de 2010, no Hotel de Turismo da Covilhã, o seu 5º Aniversário.
Foi esta uma festa memorável. Quem assistiu às Festas da Fundação e da Entrega da Carta Constitutiva ficou impressionado, quase esmagado, pelo número de participantes, as mais altas individualidades do Lionsimo Português e muitas entidades civis.
A festa do 5º Aniversário não perde no confronto com aquelas. O momento alto da sessão acontece com a tomada de posse de nove novos sócios. Foi necessário deixar passar  trinta anos de lionismo para ter o privilégio de assistir à tomada de posse simultânea de tantos sócios, todos pessoas de alta representação social, como evidenciavam os curricula que o Director Social, PCC Brito Rocha, teve ocasião de ler à assembleia. Decorreu a cerimónia de forma sóbria, digna, solene, grave, segundo o protocolo de Lionismo para o acto. A leitura conjunta do Compromisso de Posse pôs a claro o espírito com que os novos sócios assumiram o acto e as obrigações de Lions. Oxalá esse espírito perdure por anos e anos e com Lions assim teremos renovado o nosso Movimento em Portugal.
Feita a saudação das Bandeiras, o Presidente CL José Eduardo Cavaco, fez entrega da sessão ao PCC Brito Rocha, que saudou a assembleia e procedeu à apresentação lionística, por Clubes. Estavam representados os Lions Clubes de Lisboa - Belém, Oeiras, Oeiras – Tejo, Parede, Lisboa Mater, Castelo Branco (Centro), Ponte de Sor, Cova da Beira e Belmonte – Pedro Álvares Cabral.
A festa teve a colaboração preciosa do Quarteto de Violinos da  EPABI, a Escola Profissional de Artes da Beira Interior, que executou com mestria e saber várias partituras de consagrados compositores.
Leu o Código de Ética a CL Celeste Valente, assim sendo dado início ao momento da Tomada de Posse dos novos sócios.
No Momento Companheirismo usaram da palavra o PCC Joaquim Borralho, depois de autorizado pela Governadora, por ser membro de seu Gabinete, o CL Alves Pacheco, do LC de Castelo Branco (Centro),a CL MariaTeresa Ávila, Presidente do LC De Lisboa Mater, o PDG Fernando Barros, o CC Eleito Santos Costa, o Vice-Governador CL Pierluigi, o Presidente da Câmara Municipal de Belmonte, CL Dr. Amândio Melo. Todos enalteceram as actividades do Clube ao longo destes anos, com realce para o “Natal Solidário”/2009.
Encerrado o Momento de Companheirismo teve lugar o momento solene da posse dos novos sócios. Tomaram Posse o Dr. José Duarte Saraiva Baptista, Drª Maria Isabel de Almeida Lopes, José ;Manuel dos Santos Santarém, Engº António José Pereira Braz, Dr. José Pinheiro da Fonseca, Drª Maria de la Salette Costa Minhós Laranjo, Dr. Rui Manuel Marques Chumbinho, Drª Vera de Jesus Oliveira Cardoso Chumbinho, Drª Maria da Graça Delgado Neiva. Finda leitura do Compromisso de Posse, o CL Presidente proclamou-os sócios do Lions Clube de Belmonte – Pedro Álvares Cabral. A todos o site deseja as maiores êxitos no Movimento. Aos Padrinho os nossos parabéns.
Finda a cerimónia, o Director Social fez entrega da sessão ao CL Presidente que numa breve intervenção sublinhou como marco branco da vida do Clube esta posse de novos sócios,  e a actividade levada a cabo em Dezembro de 23009, o “Natal Solidário” a favor do jovem Rúben. Terminou saudando os novos Companheiros e destacando a responsabilidade que haviam contraído para com o Clube e a comunidade.
Da intervenção da GD CL Graciete Costa destacamos aqui a máxima que nos deixou para reflexão:
Paz, Amizade, Força da União Idealista = Solidariedade”
 O site destaca também a esplêndida direcção da sessão, a cargo do PCC Brito Rocha, a alma do Clube e do Lionismo na Beira Interior.