Você está aqui  Página Principal  Notícias
NOTÍCIAS
A NOSSA ASSEMBLEIA DE 22 DE OUTUBRO DE 2010

Aberta a sessão, o CL Presidente convidou para saudar a Bandeira Nacional o PCC José Neiva Santos, para saudar a Bandeira do Município o CL Próspero dos Santos e a Bandeira do Clube o CL Francisco Dias Alves. Leu a Invocação o CL António Monteiro Borges e o Código de Ética o CL Paulo Murad.

Aberta a sessão, o CL Presidente convidou para saudar a Bandeira Nacional o PCC José Neiva Santos, para saudar a Bandeira do Município o CL Próspero dos Santos e a Bandeira do Clube o CL Francisco Dias Alves. Leu a Invocação o CL António Monteiro Borges  e o Código de Ética o CL Paulo Murad.

Tendo saudado a Assembleia e proferidas breves palavras de boas vindas e de saudação aos Convidados do Clube, o Prof. António Jorge Gouveia Ferreira e sua Mãe, e também de saudação do PCC José Neiva Santos e Mulher, o CL Presidente entregou a direcção da sessão à CL Maria Eugénia Monteiro Borges.

A Companheira Directora da sessão, no uso da palavra, informou que falecera a CL Maria Antónia Sil Campos e também um irmão da Cª Maria Guilhermina de Azevedo Gama Ferreira, o Dr. Armando Lourenço de Azevedo Gama. Pediu então à Assembleia que de pé, se guardasse um minuto de silêncio, em sua memória, o que se fez.

Feita a apresentação Lionística, a directora da sessão deu início ao momento de trabalho, dando a palavra ao Secretário, o CL Alves Pacheco, que procedeu à leitura das actas de 9 de Setembro e de 8 de Outubro, que postas à votação foram aprovadas por unanimidade. Ainda no uso da palavra o CL Secretario informou que se encontrava actualizada a Pasta de Sócios Activos, tendo feito os lançamentos das fichas desde 2002 a 2010, tendo preenchido as fichas do sócios admitidos nesse período, com dificuldade, por falta de elementos, sucedendo até que uma das fichas foi preenchida somente com o nome do sócio, que já saiu e de que não conseguia quaisquer dados de identificação. Em consequência pediu aos Companheiros Secretários desses anos que depositassem na sede as Pastas da Correspondência e demais “papéis respeitantes” ao Clube. De seguida justificou a entrega só, nesta data, dos Cartões de Sócios: tinha-os preenchido em papel A4 vulgar de 80 gramas, mas por sugestão do CL Presidente veio a preenchê-los em papel de 120 g e a plastificá-los. Ainda no uso da palavra, mas na qualidade de Presidente da Comissão de Instrução Lionística, interpelou os Companheiros, perguntando quem estaria disponível para numa próxima assembleia tratar o tema das competência e atribuições do Secretário, um cargo pesado e de responsabilidade, o que justificou, recordando o caso do Past Presidente CL Dias Alves que fez jus ao Prémio de Excelência, nos dois mandatos, mas que não lhe foi todavia atribuído, por os respectivos Secretários desses anos não terem preenchido e enviado ao Presidente de Divisão o impresso do pedido, a remeter, depois de assinado também pelo Governador, para a Associação Internacional. Disse ainda que ele próprio iria falar das competências e atribuições do Director Social, cujo texto já se encontrava pronto. 

O CL Tesoureiro informou depois que as contas do Clube se encontravam em dia, estando pagos todos os débitos aprovados pela Direcção.

No momento da Instrução Lionística, o CL José Maria Gouveia Ferreira trataou o tema "Os Símbolos do Lionismo", cujo texto aquei se transcreve:

"A 3ª Convenção Internacional, que se realizou em Chicago em Julho de 1919, teve como assunto principal a discussão dos objectivos e adopção de um nome e de um “SLOGAN” para a Associação.
 O tema foi lembrado na reunião preliminar, de 7 de Junho de 1917, em Chicago. Quando surgiu o momento da escolha do nome da associação, os representantes dos clubes presentes após terem feito grandes discursos em favor da escolha do nome, e porque já existiam outros clubes denominados de Lions, tendo sido apresentados dezenas de outros nomes, constatando-se também que em 1916 já existia o lions clube de Dallas e que o dr. Woods substituiu o nome “ Royal Order of Lions” para International Association of Lions Club”, este acabou por ser escolhido para a denominação da associação.
 Nova discussão se instalou entre os delegados dos clubes presentes, começando a ser apresentados dezenas de “slogan”, na 1ª Convenção, originando o regionalismo e o individualismo de cada clube, a que reagiu Halsted Ritter de Denver, Colorado, com um discurso que se tornou histórico, dizendo em determinado momento “ Escrevam em vossos estandartes, Lions, inscrevam em vossos corações, mantenham bem alto para que todos possam ver as letras mágicas e electrizantes: “ Liberty, Intelligence, Our Nation`s Saafety”.
 Se todos procuravam um “slogan”, Ritter propôs o acróstico (forma onde a 1ª letra de cada frase ou verso formam uma palavra). Esta intervenção calou os delegados até então em discordância, passando a partir daí a haver um “slogan” :
L I O N S
                                                     LIBERDADE
                                                      INTELIGÊNCIA
                                                      ORDEM
                                                      NACIONALIDADE
                                                      SERVIÇO
       
   Investigando a heráldica, a literatura, os monumentos de todos os povos, sempre encontramos a figura impar do leão, salientando os imponentes leões sentinelas seculares do famoso JARDIM de VERSALHES. O leão, simboliza o valor, a força, a fidelidade e acção.
   O emblema do Lions Internacional é mundialmente conhecido, ele é multicolorido, com o L dourado sobre o fundo circular, púrpura, ostentando de cada lado, um perfil estilizado de uma cabeça de leão, olhando em direcções opostas, um representa o leão olhando o passado, orgulhoso do serviço realizado, e outro, confiante, contemplando o futuro, à procura de oportunidade para prestar novo serviço.
   As cores do Lions, são, o roxo, representando a majestade, a realeza, a lealdade e a integridade e o amarelo-ouro, símbolo da sinceridade, da liberalidade, da pureza, da generosidade e da caridade.
Termino.
Espero que seja de algum modo úitl a todos a recordação destes princípios do lionismo."

No momento de Companheirismo, o PCC Neiva Santos, agradado com o decurso da sessão, incitou os Companheiros a continuar, que este era o bom caminho.

A Directora da sessão anunciou o momento alto da sessão, o da palestra do Professor António Jorge Gouveia Ferreira, Assistente da Faculdade de Medicina de Coimbra e Especialista da temática do Meio Ambiente.

Fez a apresentação do Orador, o CL José Maria Gouveia Ferreira, seu tio.

Tratou o Professor Gouveia Ferreira o tema “Ambiente e Pulmão”. Foi a sua Oração um momento de alto nível, uma lição magnífica de sabedoria e de eloquência, exposta em palavras simples, a todos acessível. Numa linguagem fluida a Assembleia pôde ver os malefícios do ar impuro ao pulmão do homem, quer os do ar da própria casa, decorrentes dos vapores e fumos, uns da preparação dos alimentos e outros usos, outros do cigarros que os familiares teimam fumar nos espaços fechados, quer os vindos do exterior, ora das indústrias a dois passos das moradias a despejar no ar fumos e vapores gravemente prejudiciais à saúde dos moradores, quer, noutros casos das correntes de água poluídas por insecticidas e despejos tóxicos das indústrias.

Seria estultícia tentar dar aqui uma súmula da palestra. O que se pode dizer e aqui deixar claro é que esta foi uma palestra magnífica.

Finda a conferência a Directora da Sessão fez o agradecimento ao Prof. Gouveia Ferreira e felicitou-o pela sua sábia intervenção.

Deu de seguida a palavra ao CL Paulo Murad que felicitou efusivamemte o Orador e perguntou qual o risco de se viver em casas de pedra de granito e de se permanecer num hospital.

Feita a entrega da direcção da sessão, o CL Presidente agradeceu também ao Orador, enaltecendo a sua esplêndida lição, que nos fez ganhar consciência ambiental e fez-lhe entrega do Galhardete do Clube e duma Medalha da XXXVII Convenção do Distrito Múltiplo.

Depois deu a palavra ao Director Crítico, o CL António Barata, que se congratulou pela assembleia que decorrera em alto nível.

Nota:

Veja na Galeria a reportagem fotográfica do CL Gonçalo Rafael.

Newsletter
  Nome
  E-mail
 
 
CAMPANHAS