Você está aqui  Página Principal  Notícias
NOTÍCIAS
A NOSSA ASSEMBLEIA DE 26 DE NOVEMBRO DE 2010

No dia 26 de Novembro de 2010, no Restaurante de Nossa Senhora de Mércules, em Castelo Branco, realizou-se a assembleia do Lions Clube de Castelo Branco (Centro), presidida pelo CL António M Teixeira Afonso, que abriu a sessão às 20,45 horas.

No dia 26 de Novembro de 2010, no Restaurante de Nossa Senhora de Mércules, em Castelo Branco, realizou-se a assembleia do Lions Clube de Castelo Branco (Centro), presidida pelo CL António M Teixeira Afonso, que abriu a sessão às 20,45 horas.
Aberta a sessão, segundo a fórmula protocolar “Em nome de Deus e pela grandeza da Pátria”, o CL Presidente convidou para saudar a Bandeira do Clube a CL Maria Amélia Ferreira Pinto Costa, para saudar a Bandeira do Município o CL Francisco Dias Alves e para saudar a Bandeira Nacional o CL José Augusto Alves Pacheco. Para ler a Invocação, o Presidente convidou o CL Antonio Mesquita Trigueiros e para ler Os Objectivos do Lionismo a Cª Maria do Rosário Rato.
Saudada a Assembleia e proferidas breves palavras de agradecimento pela presença dos participantes, o CL Presidente convidou a CL Maria Eugénia Monteiro Borges para dirigir a sessão, fazendo-lhe entrega do colar, do sino e martelo.
A Directora da sessão, dirigindo-se à Assembleia, de forma sucinta, disse: “Benvindos. Não temos Convidados. Estamos num local diferente, com a sorte de termos de perto a Senhora de Mércules. Peço ao Restarante que seja servida a refeição”.
Iniciado o Momento de Trabalho, a Directora da Sessão deu a palavra ao CL Presidente que, no uso dela, disse estarem designados os dias 8 e 22 de Janeiro de 2011 para a formação na area da internet e e-mal aos Companheiros que estiverem interessados, ministrada por ele com a colaboração do CL António Mesquita Trigueiros. A formação decorrerá nas instalações da Associação Nacional de Professores, em Castelo Branco. Em Março, disse ainda, realizar-se-ão mais 2 sessões de formação.
Informou de seguida, que o Grupo Auchan tem em preparação 6 cabazes de Natal, com os produtos habituais, com entrega na 2ª semana de Dezembro, cumprindo-nos depois adicionar-lhes, por nossa conta, o Bolo-rei, o queijo e demais produtos que viermos a receber ou adquirir.
A CL Ana Sofia Jorge pediu a palavra e informou que o rastreio de despiste da diabetes e tensão arterial, teria lugar no próximo Domingo, dia 28, e início às 9,00 horas, na freguesia de Juncal do Campo.
O CL Álvaro Batista informou, por seu turno, que a loja social, na sede do Clube, está pronta, fornecida de produtos alimentares, para poder iniciar-se a sua actividade.
O PCC Fernando Marques Jorge falou na necessidade de divulgação e de ser anunciado simultaneamente qual o destino da receita que se vier a obter com as vendas. Disse ainda que podia dispor de duas lojas, na Avenida Nuno Álvares, por dois ou três meses, para o mesmo fim.
O CL João Carlos Tonilhas informou que também ele possuía uma loja na Rua de Santiago e que a punha à disposição do Clube, por dois ou três meses, para o mesmo fim da loja social.
O CL Presidente retomou a palavra e disse: Temos uma doação de vestuário e calçado com alguns artigos de marca, no valor de 130.000,00 euros, e estou informado de que os problemas de ordem fiscal podem ser resolvidos a favor do doador e do donatário. Levar este produtos para a loja da sede é complicado e perigoso, neste momento de crise, com muitos carenciados e alguns em situação de desespero. É um lugar escondido e na loja devem estar presentes sempre, pelo menos dois casais. É necessário ter em mente que o nosso propósito não é arranjar fundos mas ajudar os carenciados, não interessando saber qual o preço dos produtos. Os preços de venda serão simbólicos. E terminou, dizendo que aceita as ofertas das lojas dos CCLL Fernando Jorge e João Tonilhas.
O CL Álvaro Baptista foi de parecer que se iniciasse a actividade nas lojas centrais, as lojas postas à nossa disposição pelos CCLL Fernando Jorge e João Tonilhas.
O CL Presidente precisou que a oferta era por dois meses, mas a CL Maria Eugénia lembrou que a oferta fora feita por dois ou três meses e até sem limite temporal determinado.
O CL João Carlos Tonilhas recordou que deveríamos pedir ao Centro de Emprego a cedência de 2 empregadas para cada uma das lojas, para darem ajuda nas vendas.
De novo o PCC Fernando Jorge interveio para dizer que nas lojas devia estar afixado o destino concreto das receitas que se obtivessem com as vendas.
O CL Presidente, retomando outra vez a palavra, recordou à assembleia a grave situação de uma Professora, mãe de uma criança deficiente, com 9 anos, e cujo marido se demitiu das suas obrigações de contribuir para a sua educação e satisfação das necessidades básicas de alimentos. A menor tem uma cadeira de rodas, mas está desajustada para a sua idade e doença. Tem de ser uma cadeira de rodas especial. Como vive no 2º andar do prédio, sente dia a dia maior dificuldade na sua entrada e saída de casa. A mãe dá aulas em Penamacor e vai a correr exercer as suas funçoes e volta a correr para dar à filha todo o apoio de que ela necessita”.
Terminou anunciando que vão seguir para a PT e Instituições similares as cartas com pedido de apoio para este caso, pois a plataforma de acesso ao andar da habitação da menor tem o custo de cerca de 7.000,00 euros.
Na próxima assembleia de café, no dia 3 de Dezembro, temos de estar presentes todos os que aqui se encontram hoje, disse.
A Cª Maria do Rosário Rato deu conta de que já tinha vendido as rifas e que tinha consigo a quantia obtida para fazer a sua entrega. Também o CL Alírio Beirão Lopes Serrasqueiro informou ter vendido as rifas que levara e ter consigo a quantia correspondente, tendo ambos feito a sua entrega ao Secretário, que, anotada a recepção, deverá fazer entrega do dinheiro ao CL Tesoureiro, contra recibo.
A Directora da sessão deu a palavra ao CL Secretário dando início ao momento da secretaria. O CL Alves Pacheco leu a acta de 12 de Novembro, que posta à discussão e votação foi aprovada sem votos contra nem votos em branco. Informou depois que, não obstante o pedido do último Informe Mensal de Sócios para rectificação do nome de três sócios, só um fora alterado correctamente, continundo errados os nomes das CCLL Ana Sofia Jorge e Ana Rita Calmeiro. No próximo Informe voltará a pedir a alteração, disse.
O CL Tesoureiro deu conta das suas dificuldades em trabalhar com as novas tecnologias, razão por que ainda não podia dar a adequada informação aos Companheiros sobre a Tesouraria, contando fazê-lo na próxima assembleia.
No momento das Comissões, o CL António Mesquita Trigueiros, disse ter em organização uma viagem à Madeira, nos 3 dias do Carnaval, contando poder dar informação de preços e programa na próxima assembleia de Dezembro.
Seguiu-se o Momento de Instrução Lionística, tendo o Presidente da Comissão, o CL Alves Pacheco, tratado o tema das atribuições e competências do Director Social, cujo texto vai ser inserido no nosso site, no menu Lionismo, e também num dos próximos Boletins do Clube.
Finda a leitura, o PCC Fernando Jorge foi de parecer que no nosso Clube o Director Crítico foi também Director Animador, pelo que, tal como fora proposto pelo CL Alves Pacheco, votava pela continuação das competências do Director Social, na tradição do Clube, actuando nas assembleias de jantar e festiva, por delegação do CL Presidente, como Direcor Social, como director da sessão e como Director Animador, desde que o Presidente tivesse prévio conhecimento e concordância com a sua actuação em cada assembleia
O CL Dias Alves disse que em seu parecer as assembleias de café deviam ser dirigidas pelo Presidente.
O CL Alves Pacheco concordou com o parecer do CL Dias Alves, sem que isso significasse que estava inibido de nomear um director da sessão. Mas, dirigindo a sessão, o Presidente adquire dia a dia mais “calo” e à-vontade.
A terminar pediu uma salva de palmas como sinal de que a proposta fora aprovada pela assembleia, o que esta assinalou claramente. E terminou formulando votos de claro sucesso à Directora Social do Clube, no desempenho das suas funções, agora definidas pelo Clube.
A encerrar o momento de companheirismo, a directora da sessão deu conhecimento da mensagem do CL Presidente já inserta no nosso site, fazendo a sua leitura.
O CL Alves Pacheco disse ter conhecimento dessa mensagem antes desta assembleia e pediu à CL Maria Eugénia que lesse de novo o seu úlitimo parágrafo, o que fez, lendo “ É por isso que sou Lion.e sempre serei “.
 O CL Alves Pacheco vincou estas palavras dizendo como o haviam tocado profundamente, sendo em seu parecer um testemunho autêntico da viva força e fé no Lionismo. E felicitou o CL Presidente pela coragem do seu testemunho.
A CL Maria Eugénia expressou a sua alegria pela forma animada e participada da sessão e fez entrega do colar, sino e martelo ao CL Presidente.
O CL Presidente, a encerrrar a sessão, disse que comungava as palavars da CL Maria Eugénia quanto à sessão. Adorei, disse, a sessão desta noite. Fico feliz. Passámos de uma para três lojas. Resta ter e obter produtos, Vamos pedi-los e obtê-los. Uma das lojas já os tem. Espero ter comigo todos os Companheiros aqui presentes, na próxima assembleia. Até ao dia 3 de Dezembro, na nossa Assembleia de Café.
 CL AP.
 
Newsletter
  Nome
  E-mail
 
 
CAMPANHAS